Tatiana Aguiar's profile

PARALISAÇÃO pela EDUCAÇÃO em CARAÍVA

13/09/2022
Paralisação geral em Caraíva reivindica condições básicas de infraestrutura para escolas da região.
Em um dos principais paraísos turísticos do momento, enquanto turistas relaxam com terapias holísticas em pousadas à beira mar, crianças nativas assistem às aulas debaixo de sol e chuva por falta de infraestrutura básica nas escolas da região.

O encontro do rio com o mar impressiona com tamanha beleza, mas um olhar mais atento percebe que nem só os belos contrastes compõem a região.
Na praia mais linda da costa do descobrimento, as raízes da colônia de exploração seguem vivas. Como feito há 500 anos, o colonizador segue se apropriando da terra dos povos originários, explorando a mão de obra local e degradando as riquezas naturais de acordo com seus interesses pessoais, a diferença é que dessa vez o discurso é mais "roots".
Caraíva é considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o vilarejo mais antigo do Brasil. O território abriga além de paisagens paradisíacas, comunidades tradicionais, tanto indígenas quanto ribeirinhas, mas quase 500 anos após a chegada dos primeiros colonizadores no local ainda é possível notar a dinâmica exploratória que segue regendo a costa do descobrimento.

Com a popularização da vila, empresários decidiram investir no local. No entanto, a abertura de novos estabelecimentos não contempla os nativos que são contratados para os cargos de menor remuneração, enquanto a chefia passa a ser assumida por aqueles que vieram de fora. A falta de escolarização acentua essa discrepância e impede que os nativos ocupem cargos mais altos, permanecendo fadados à subalternização.
PARALISAÇÃO pela EDUCAÇÃO em CARAÍVA
Published:

Owner

PARALISAÇÃO pela EDUCAÇÃO em CARAÍVA

13/09/2022 Paralisação geral em Caraíva reivindica condições básicas de infraestrutura para escolas da região. Em um dos principais paraísos turí Read More

Published:

Creative Fields